4 de set. de 2009

A Teoria do Fundo Preto

Os monitores de vídeo gastam mais energia para formar a cor branca, mais utilizada em sites, do que o preto. Por este motivo, profissionais das Rising Phoenix Design lançaram o movimento BlackBack web Theory (Teoria do fundo preto na internet).
Isso acontece porque para formar a cor branca é preciso unir todas as demais, o que resulta no gasto de 74 watts. Enquanto isso, uma tela em preto, na qual há praticamente a ausência de cores, gasta-se cerca de 59 watts para a formação.
Para que o uso do computador e da internet não seja responsável por um maior consumo de energia, o que pode causar danos para o abastecimento deste recurso natural no futuro, muitas pessoas já têm adotado as cinco cores que gastam menos energia (preto, azul marinho, terra, verde e roxo)..
Se considerarmos que o Google recebe cerca de 300 milhões de visualizações de páginas por dia, a iniciativa seria capaz de economizar cerca de 750 Megawatt/hora por ano, que é o equivalente à capacidade de produção da usina nuclear de Angra 1 ou a mesma quantidade necessária para abastecer por um ano uma cidade de 600 mil habitantes.
O projeto ecoGNight (http://www.ecognight.com/pt/index.html), que disponibiliza e incentiva o uso uma versão de fundo preto do buscador Google, garante que a iniciativa pode ajudar a reduzir o consumo de energia elétrica entre usuários de computador. A empresa norte-americana, no entanto, contesta a teoria.A pesquisa mostra que as pessoas que formam sites e páginas na internet podem agir de forma a pensar no abastecimento de energia por muito mais tempo. Para que você saiba quais cores devem ser usadas, veja abaixo escala feita pelos profissionais que lançaram o movimento. Ao adotá-la, você estará pensando tanto na sociedade como na economia da sua conta de energia.


Cor Gasto
Branco 74 watts
Amarelo 69 watts
Azul claro 68 watts
Cinza prata 67 watts
Azul 65 watts
Vermelho 65 watts
Verde limão 63 watts
Cinza 62 watts
Verde oliva 61 watts
Roxo 61 watts
Turquesa 61 watts
Verde 60 watts
Terra 60 watts
Azul marinho 60 watts
Preto 59 watts



Fonte:


http://www.administradores.com.br/noticias/computadores_cor_preta_nas_telas_gasta_menos_energia_e_ajuda_na_economia/10549

http://www.risingphoenixdesign.com/blackback.html (em ingles)

http://www.metodista.br/rronline/ciencia-e-saude/projeto-promete-economizar-energia-com-versao-preta-do-google